Histórias e Memórias conversa com o arquiteto Ricardo Veiga

Arquiteto formado pela antiga faculdade de arquitetura da USP, em São José na década de 1970, projetou obras como o Largo São Benedito e o CEFE

Histórias e Memórias conversa com o arquiteto Ricardo Veiga

O depoimento foi gravado na casa do arquiteto. (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

O segundo programa Histórias e Memórias, produzido pela TV Câmara em parceria com o Arquivo Público, traz o arquiteto Ricardo Veiga, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Elmano Ferreira Velloso (FAU SJC).

Ele integrou a primeira turma da FAU SJC, instituição de ensino que existiu por apenas 5 anos na década de 70 e reuniu professores da FAU USP. Para o arquiteto, foi marcante o convívio dos alunos com universitários de outras escolas como ITA e Univap.

O paulistano, que chegou a São José dos Campos aos 10 anos quando o pai foi transferido da GM de São Caetano do Sul, relembra a infância brincando nas ruas da cidade que ainda não eram asfaltadas. Conta como surgiu o interesse pela profissão e experiências trabalhando com Luiz Erasmo de Moreira e Sérgio Sobral de Oliveira, como projetista no INPE e na TV Cultura.

No depoimento, comenta seus principais projetos, como o pátio ao lado da Igreja São Benedito, no centro. Segundo ele, “às vezes ter um espaço vazio é melhor do que ter uma edificação”.

Também considera importante o CEFE – Centro de Formação de Educadores, no Parque da Cidade, “um centro cultural com salão para exposições artísticas, pronto para abrigar o Arquivo Público e acervo de museus. O Parque da Cidade é o maior legado em termos de patrimônio arquitetônico e paisagístico que temos, não conheço nada igual”, afirma.

A engenheira Silvia Faria Veiga, sua companheira há 34 anos, destaca outras obras como clínicas e hospitais, um prédio comercial na Av. São João e uma residência no Bosque Imperial, em que foram usados materiais como madeira e barro, combinando elementos artesanais com conceitos da arquitetura moderna.

O arquiteto relembra ainda as duas passagens pela prefeitura, como assessor do Departamento de Obras e Viação na década de 1970 e de 2006 a 2009 como diretor do Departamento de Projetos Urbanísticos. São dessa época o Largo São Benedito, a retirada do muro do Vicentina Aranha e o Plano de Manejo e Ocupação do Parque da Cidade Roberto Burle Marx.

O programa vai ao ar nesta sexta (21) ao meio dia. A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.