Câmara tem nova ferramenta de pesquisa de projetos, leis e documentos. Acesse Processo Legislativo.

Notícias

TV Câmara exibe série de documentários no mês de aniversário da cidade

Há vários programas novos, mostrando bairros e seus moradores, diversos aspectos da cidade e suas curiosidades


TV Câmara exibe série de documentários no mês de aniversário da cidade

A programação especial de aniversário está variada e começa neste sábado

A TV Câmara preparou uma programação especial para julho - mês em que a cidade completa 250 anos. O canal vai exibir uma série de documentários a partir da primeira semana de julho. O primeiro a estrear é o programa “Histórias do Meu Bairro”, dedicado a Santana, que vai ao ar neste sábado (8), às 12h30.

Nas semanas seguintes, os temas são Morumbi, Vila Industrial e Urbanova, sempre aos sábados, no mesmo horário (veja no quadro). A equipe de reportagem da TV entrevistou historiadores, moradores e comerciantes de diversos ramos, como padaria, posto de gasolina, casa de ração e material de construção, sobre a origem e evolução desses bairros ao longo do tempo.

O documentário “Raio X de São José dos Campos” traz uma análise dos aspectos populacional, econômico e turístico, além da projeção regional e nacional da cidade. Para compor esse panorama foram entrevistados diretores do IBGE, do Sebrae, do Parque Tecnológico, um economista e um professor de arquitetura.

Em “Extremos da Cidade” vamos conhecer pessoas que moram nos limites territoriais norte, sul, leste e oeste. Por exemplo, na região sul, o destino é o bairro Santa Edwiges, distante 17 Km do Centro e de onde se avista a vizinha Jacareí. Já na zona oeste, o documentário mostra como é o dia a dia dos ribeirinhos que vivem às margens do Rio Paraíba do Sul. Vários deles vão de canoa para o trabalho.

Outras curiosidades estão no documentário “Personagens”; nele conhecemos três figuras que representam a diversidade da população joseense: um pesquisador da área de inovação em saúde que nas horas vagas é montanhista, um dos mais antigos vendedores do Mercado Municipal e a folclorista Ângela Savastano, referência na preservação da cultura popular regional.

Os contrastes da cidade também foram retratados nos documentários “Vocação Tecnológica” e “Artesanal”. Apesar de São José dos Campos ser conhecida pelo perfil tecnológico de sua indústria e instituições de pesquisa, o distrito de São Francisco Xavier atrai artesãos, como uma ceramista e um luthier, que deixaram a capital e vieram morar aqui em busca de qualidade de vida para criar.

Além dos programas especiais, a TV ainda exibe nos intervalos breves mensagens gravadas pelos vereadores e por moradores da cidade por ocasião do aniversário da cidade.

Durante o recesso parlamentar, o Boletim Legislativo deixa de ser exibido diariamente. Mas, além dos documentários especiais de aniversário, a programação ganha dois reforços que continuam no próximo semestre: Historias e Memórias, produzido em parceria com o Arquivo Público, e Cidade em Foco, que traz especialistas e representantes da prefeitura para discutir com os vereadores grandes temas da cidade.

A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.

Não perca as estreias do especial de aniversário

 

“Histórias do Meu Bairro” – Santana (8/7), Morumbi (15/7), Vila Industrial (22/7) e Urbanova (29/7). Estreia aos sábados, às 12h30.

“Raio X da Cidade” – estreia dia 24/7, às 12h30.

“Personagens” – estreia dia 25/7, às 12h30.

“Artesanal e vocação tecnológica” – estreia dia 26/7, às 12h30.

“Extremos da Cidade” – estreia dia 27/7, às 12h30.

Depois da estreia, os programas serão reprisados ao longo da programação.

 


Palavra(s)-chave(s): Aniversário, São José, 250 anos, TV Câmara