Parceria entre Câmara e Arquivo Público preserva a memória de São José

“Histórias e Memórias” entra na programação da TV legislativa com história oral da cidade

Parceria entre Câmara e Arquivo Público preserva a memória de São José

Gravação do programa no Parque Vicentina Aranha (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Muitos fatos que ajudam a enriquecer a história de um povo ou de um lugar podem se perder por estarem restritos à chamada memória oral, aquela contada de pessoa para pessoa. Para ajudar a preservar a memória oral da cidade, a Câmara Municipal, através da TV Câmara, e o Arquivo Público se uniram para a produção do programa “Histórias e Memórias”.

A estreia será nesta sexta-feira (7), a partir das 12h. O programa terá depoimentos de pessoas que vivenciaram diversas fases e aspectos da cidade, como o período senatorial, a arquitetura modernista e o planejamento urbano na década de 1980.

“Histórias e Memórias” entra na grade da TV Câmara com estreias quinzenais. O primeiro traz o engenheiro Vitor Chuster, depois o arquiteto Ricardo Veiga e a professora de música Yara Nunes Galvão, neta do médico Mário Nunes Galvão.

Esse registro já era feito pelo Arquivo e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, mas a nova série, gravada e editada pela equipe da TV Câmara, vai ampliar o alcance do conteúdo e a preservação da memória da cidade.

As entrevistas são conduzidas pela historiadora Nadia Kojio, responsável pelo Arquivo. “A importância da história oral é que nem tudo está nos documentos que guardamos. Ela permite conhecer a visão de mundo de um sujeito em uma determinada época, formada a partir do relacionamento com grupos, seja família, escola, ambiente de trabalho ou círculo de amizades”, afirma.

O presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), comentou a importância desse trabalho. “Assim como já acontece com o projeto Pró-Memória, essa nova parceria com o Arquivo Público tem o objetivo de resgatar a memória de São José por meio do relato dos próprios moradores. Preservar a memória é fundamental para garantir a identidade da cidade. E a Câmara apoia todas as ações que promovam a educação e a divulgação da história”, disse.

O presidente da FCCR, Aldo Zonzini, também classificou de suma importância a parceria para um programa educativo. “A iniciativa valoriza ainda mais o trabalho de salvaguarda a história da cidade, que vem sendo desenvolvido pelas duas instituições há um bom tempo”, afirmou.

Programação

O programa estreia nesta sexta (7), às 12h, e será reprisado no mesmo dia e no domingo às 15h30 e ao longo da programação. A TV Câmara pode ser assistida pelo canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo site oficial do Legislativo, clicando no ícone da TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android. Basta digitar “Câmara SJC” na App Store ou na Play Store. Os programas também ficam disponíveis em nosso canal no YouTube.