Câmara concede medalha Cassiano Ricardo aos Missionários da Luz

Casa de Oração atua por meio de trabalhos voluntários na área social em São José há 24 anos

Câmara concede medalha Cassiano Ricardo aos Missionários da Luz

Co-fundador da Casa de Oração, Benedicto Villela recebeu das mãos do vereador Walter Hayashi o título de cidadão joseense. (Fotos: Lucas Cabral/CMSJC)

A Câmara concedeu a medalha Cassiano Ricardo à Casa de Oração Missionários da Luz e o título de cidadão joseense ao seu membro fundador, Benedicto Villela Alves, em reconhecimento aos serviços prestados em São José dos Campos há mais de duas décadas.
A homenagem foi realizada nesta sexta-feira (23), na Câmara, com a presença de membros da diretoria da Casa de Oração,  voluntários e representantes de entidades sociais e do poder público.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Walter Hayashi (PSC), autor dos projetos de concessão da medalha e de outorga do título de cidadão joseense. O vereador Marcão da Academia (PTB) prestigiou a solenidade.
“Quero destacar minha admiração por esse trabalho voluntário e de comprometimento dos Missionários da Luz, principalmente com os que mais precisam. Então, nesta noite, com muita satisfação, fazemos essa simples homenagem com os dois títulos mais importantes desta Casa de Leis. Agradeço tudo o que fizeram por nossa cidade”, disse o vereador Walter Hayashi.
Durante a solenidade, foram apresentados vídeos sobre a história da Casa de Oração e depoimentos de pessoas atendidas.
Co-fundador da Casa de Oração, Benedicto Villela recebeu das mãos do vereador Walter Hayashi o título de cidadão joseense e foi aplaudido de pé pelos presentes.
“Temos consciência de que o muito pouco que fizemos, fizemos graças a Deus. Ele nos deu a oportunidade de praticar o amor fraternal e receber o nosso próximo com o coração aberto para atenuar suas dificuldades e sua caminhada”, disse Villela.
O novo cidadão joseense disse ainda que a homenagem recebida será compartilhada com todo o grupo de missionários.
“Essa homenagem deveria ser a esse grupo chamado missionários da luz. Me sinto honrado em representá-los neste dia. À medida que servimos, realmente estamos recebendo. E cada irmão que lá chega representa uma alavanca para nossa estrutura”.
O presidente da Casa de Oração, Luiz Carlos Corsi, recebeu a medalha Cassiano Ricardo em razão dos trabalhos realizados pela entidade.
Autor da proposta, o vereador Walter Hayashi (PSC) afirmou ser uma satisfação homenagear pessoas e instituições que tanto contribuíram com a cidade e com a  população. O vereador destacou que as homenagens concedidas são extensivas a todos os missionários da luz. “São pessoas que ajudam a construir a cidade e olham pelas pessoas que mais precisam. Um trabalho digno de reconhecimento”, disse.

Casa de Oração Missionários da Luz

A Casa de Oração Missionários da Luz atua em São José dos Campos há 24 anos por meio de ações sociais com idosos e famílias carentes. São cerca de 200 voluntários que se dedicam, todos os dias, a servir ao próximo. Essa ação missionária resultou no atendimento de quase cem mil pessoas em mais de duas décadas de trabalho voluntário.
O projeto, que surgiu com o objetivo de ser um centro de estudos da doutrina espírita cristã, tornou-se, logo, um espaço de caridade, principalmente no atendimento de gestantes, crianças e idosos de São José.
Um dos principais programas é o clube da terceira idade, que funciona há 12 anos e se transformou em ponto de integração dentro da Casa de Oração, onde idosos participam de oficinas de pintura em madeira e tecido, confecção de bonecas, costura, crochê e tricô.
Em outra frente, os missionários se dedicam a cuidar de gestantes e de mamães com bebês de até um ano de idade. Desde que o projeto teve início, mais de 600 mães foram atendidas.
A coordenadora do projeto Ninho, Tatiana Vilela, explica que o programa é dividido em duas etapas. Na primeira, são três meses de trabalho com gestantes, onde elas participam de cursos e palestras. Depois, elas retornam com seus bebês para um trabalho de fortalecimento de vínculo e de dicas sobre amamentação, alimentação, brincadeiras e qualidade do sono.
Campanhas, doações, bazares e almoços abertos à comunidade garantem a manutenção dos projetos.
Futuro: Desde 2007, os missionários trabalham para garantir a construção da Casa de Repouso e Centro de Convivência Nosso Lar, para abrigar 140 idosos. As obras já foram iniciadas. Serão oferecidos quartos compartilhados com TV e ponto de internet, além da construção de uma vila da dignidade com apartamentos mobiliados para casais de idosos.
O projeto conta ainda com uma rede de serviços para o atendimento dos idosos, que inclui lavanderia, restaurante e um espaço de saúde exclusivo.
Em cada frente apoiada pela Casa de Oração, há sempre um missionário voluntário que dedica seu tempo para ajudar o próximo. Eles atuam ainda em programas como o Vida Nova, para atendimento de pessoas com vícios em drogas e no projeto Francisco de Assis, que garante o empréstimos de camas hospitalares, cadeiras de rodas e muletas a pessoas necessitadas.