Câmara fortalece transparência com audiência sobre zoneamento em 26 áreas da cidade

Doze pessoas fizeram o uso da palavra; revisão do plano diretor foi principal apontamento

Púbico acompanha apresentação de zoneamento para cada uma das 26 áreas (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

A Câmara de São José dos Campos realizou, na noite de sexta-feira (9), uma audiência pública para apresentação do projeto de lei complementar (PLC 10/2017) que trata especificamente do zoneamento de 26 áreas do município desprovidas de regras urbanísticas. O evento teve a participação de cerca de 50 pessoas.

O projeto, elaborado pela prefeitura, visa complementar a Lei de Zoneamento de 2010, que em 2015 sofreu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do Ministério Público, invalidando as normas de uso e ocupação do solo nessas 26 áreas.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador Juvenil Silvério (PSDB) e teve a presença do secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, do defensor público Jairo Salvador e dos vereadores Amélia Naomi (PT), Fernando Petiti (PSDB), José Dimas (PSDB), Lino Bispo (PR), Renata Paiva (PSD), Roberto do Eleven (PTB), Sérgio Camargo (PSDB), Wagner Balieiro (PT) e Walter Hayashi (PSC), que preside a Comissão de Planejamento Urbano, Obras e Transporte.

Palavra aberta

O diretor de Planejamento da Secretaria de Urbanismo, Oswaldo Vieira de Paula, apresentou a proposta de zoneamento para cada área afetada pela Adin. Após a apresentação, foi aberta a palavra para 12 pessoas que se inscreveram para se manifestar.

A elaboração do projeto antes da revisão do Plano Diretor foi o principal apontamento das manifestações. Em resposta à falta da revisão do Plano Diretor, o secretário Marcelo Manara explicou que o projeto visa a “plenitude para uma regra vigente” e que a revisão geral do zoneamento será feita em outro momento.

O presidente Juvenil Silvério encerrou destacando que a Câmara cumpre o seu papel de dar transparência à tramitação do projeto no Legislativo.

Registro

Todas as manifestações foram gravadas e, posteriormente, serão disponibilizadas no site da Câmara para divulgação e controle público.

Os documentos e sugestões feitas pelo público e a ata legal da audiência serão inseridos para consulta no GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), no site da Câmara. As contribuições colhidas durante a audiência pública também serão encaminhadas para avaliação técnica da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A Câmara criou um hotsite com informações sobre a audiência pública. O acesso é pelo site oficial da Câmara no ícone Audiência Pública – Lei de Zoneamento, no canto superior direito da página.

Palavra(s)-chave(s): audiência pública, zoneamento , Adin

• Foto: Lucas Cabral/ CMSJC
Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Foto: Lucas Cabral/ CMSJC