Seicho-No-Ie do Brasil é homenageada na Câmara de São José

Doutrina de origem japonesa que prega a gratidão e o poder da palavra positiva atua na cidade desde 1950

Seicho-No-Ie do Brasil é homenageada na Câmara de São José

Os vereadores Walter Hayashi e Amélia Naomi e os homenageados Izabel Mitiko Hirano e Antônio dos Santos Borges. Fotos: (Flávio Pereira/CMSJC)

A Câmara homenageou, nesta sexta-feira (19), representantes da Seicho-No-Ie do Brasil. A doutrina religiosa, de origem japonesa, prega a gratidão e o poder da palavra positiva e é difundida no Vale do Paraíba desde a década de 1950.
A solenidade também marcou as comemorações do Dia do Seicho-No-Ie, celebrado mundialmente em 1º de março. Cerca de 120 pessoas participaram do evento.
A iniciativa da comemoração foi do vereador Walter Hayashi (PSC) e contou com a presença da vereadora Amélia Naomi (PT) e de representantes da Seicho-No-Ie.
Walter e Amélia também são autores da lei (PL 9476), que instituiu, no calendário Oficial de Festas e Comemorações da cidade, o Dia Municipal da Seicho-No-Ie (1º de março). A lei foi aprovada por unanimidade em dezembro de 2016.
É a primeira vez que a Seicho-No-Ie recebe uma homenagem da Câmara em razão da data que celebra a criação da doutrina.
Segundo o vereador Walter Hayashi, a gratidão e a força interior simbolizam a filosofia. “Quero fazer aqui uma homenagem a todos que se dedicam a repassar os preceitos da Seicho-No-Ie. Ensinamentos que ajudaram a nortear minha vida e a de muitas pessoas. Ela molda caminhos. Se sou alguém hoje é em razão dessa doutrina”, afirmou o parlamentar.
Hayashi citou ainda que a Seicho-No-Ie faz parte de sua vida desde a infância. “Agradeça sempre. Agradeça a tudo. Esse é o grande ensinamento”, concluiu.
A vereadora Amélia Naomi (PT) também é adepta da doutrina. “Agradeço a Seicho-No-Ie por tudo na minha vida. Ela me ensinou muito. Tenho orgulho dessa filosofia que se espalha pelo mundo levando felicidade e conquistas às famílias. Ela agrega religiões e é positivista”, disse.

Celebração
Durante o evento, foi apresentado um vídeo sobre a história da doutrina, que enfatiza as práticas de gratidão à família e a Deus, o poder da palavra positiva e a meditação Shinsokan (ver e contemplar a Deus).
A programação incluiu ainda leitura de um texto datado de 27 de setembro de 1931 sobre a Grande Harmonia, que prega a reconciliação com todas as coisas do universo. Um relato sobre a cura por meio da fé e de palavras positivas também fez parte da cerimônia.
O encontro contou ainda com palestra do preletor Jorge Uemoto Jr, que representou o diretor presidente da Seicho-no-ie, Yoshio Mukai.
Ele destacou os três princípios básicos da doutrina: A crença em Deus e do que vem dele; Tudo é reflexo da nossa mente e a unidade entre todas as religiões.
Uemoto agradeceu a homenagem recebida da Câmara. “É uma honra que essa cidade de tanta relevância celebre essa data. São José tem uma grande colônia japonesa e tem difundido a doutrina”, disse.
O evento também teve apresentações do Coral Shirohato kai, que apresentou duas canções em japonês --Furusato no Shiki wo Utau (As 4 estações) e Furusato (Terra Natal).
Orações de Manifestação da Imagem Verdadeira do Brasil e pela Paz Mundial foram realizadas pelos preleitor Antônio dos Santos Borges e pela supervisora preleitora, Izabel Mitiko Hirano. Ambos foram homenageados com um diploma em homenagem ao dia da Seicho-No-Ie e com uma cópia da lei que institui a data no calendário oficial da cidade.

Filosofia

A “Seicho-No-Ie” é uma filosofia de vida, cujo movimento teve início em março de 1930, no Japão, seguindo os ensinamentos do professor Masaharu Taniguchi, fundador da doutrina.

No Brasil, a filosofia foi introduzida em 1934, com os irmãos Matsuda. Em São José dos Campos, a doutrina começou a ser difundida na década de 1950.

O Movimento Filosófico Seicho-no-ie concentra seus ensinamentos por meio da prática de gratidão à família e a Deus e no poder da palavra positiva, que segundo a doutrina, pode influenciar uma vida feliz.

Com influência da ciência, do cristianismo, do budismo e do xintoísmo, a doutrina prega a realização de atos de amor e caridade, a leitura de palavras da verdade e a prática da meditação.

Os adeptos da doutrina também devem agradecer ao universo, conservar o natural, manifestar o amor em todos os atos, ser atenciosos, anular o ego e observar sempre a parte positiva das coisas em vez da negativa.

• Galeria de Fotos