Projetos na saúde buscam trazer mais transparência a atendimentos e conscientizar a população

Também tramita o projeto que concede medalha ao Próvisão pelos seus 35 anos de trabalho na cidade

Vereador Cyborg propõe datas para conscientização de doenças oculares (Foto: Divulgação)

Dois projetos relacionados à Saúde Pública, aprovados na semana passada na Câmara, investem na informação ao munícipe para garantir mais transparência ao atendimento nas unidades públicas e para prevenir doenças que podem provocar cegueira.

Um dos projetos (PL 59/2017), de autoria do vereador Sérgio Camargo (PSDB), prevê a divulgação nas unidades públicas de saúde da lista de médicos, profissionais da saúde, especialidades e horários de atendimentos.

A divulgação deverá ser feita em local visível e de fácil acesso para a população. O vereador argumenta que o projeto facilitará a fiscalização. “A proposta permite que o município exerça o princípio da eficiência da administração pública, uma vez que amplia a qualidade do serviço na área da saúde”, afirma o vereador Sérgio Camargo na justificativa da proposta.

O outro projeto (PL 98/2017) aprovado é de autoria do vereador Cyborg (PV), instituindo a Semana Municipal de Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma e o Dia Municipal do Oftalmologista e Saúde Ocular em São José.

Segundo o vereador Cyborg, o objetivo da proposta é levar informação e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e os riscos das doenças.  O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e pode causar cegueira se não for controlada, assim como a catarata que atinge o cristalino. Em ambas as doenças, o diagnóstico precoce é fundamental para efetividade do tratamento.

O evento constará no calendário oficial do município e deverá ser comemorado, todos os anos, na primeira semana de maio, mês em que são comemorados os dias do Oftalmologista e o Dia Nacional da Saúde Ocular.

Além dos aprovados, também foi protocolado e lido na sessão o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSDB), que homenageia com a Medalha Cassiano Ricardo o Instituto Próvisão pelos seus 35 anos de serviços prestados. O texto está em tramitação.