Câmara recebe comissão de ex-funcionários de empresa que operou sistema de coleta de lixo na cidade

Trabalhadores pediram intervenção dos vereadores para garantir recolocação

Reunião de vereadores com ex-funcionários da empresa de coleta de lixo na cidade (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

A 10ª sessão ordinária desta quinta-feira (9) foi marcada por debates sobre o funcionamento do sistema de coleta de lixo na cidade e sobre o destino de um grupo de 120 ex-funcionários da empresa que operou o serviço até fevereiro deste ano.

O grupo lotou a galeria da Câmara e, ao término da sessão, foi recebido pelos parlamentares. Eles pediram apoio do Legislativo para garantir a recolocação dos ex-funcionários na nova empresa Sustentare Saneamento SA, que assumiu os serviços de coleta de lixo no último dia 2 de março, após vencer licitação realizada pela Prefeitura.

A comissão pediu ainda que os vereadores auxiliem na rescisão do contrato, para não perderem os direitos trabalhistas, e intercedam para assegurar melhorias nas condições de trabalho caso sejam absorvidos pela nova empresa.

Projetos aprovados

Na sessão, foi aprovado o projeto de lei 23/2017, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSDB), que declara de Utilidade Pública o Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, de São José dos Campos.

Foi incluído e aprovado o projeto de lei 91/2017, de autoria da prefeitura, que autoriza o convênio, por intermédio da Secretaria de Educação e Cidadania com a Comunidade Cristã de Ação Social - COMAS, visando ao desenvolvimento do Centro de Educação Infantil Profª Delza Giovanelli Fonseca da Mata, para atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Finalizando a pauta, foi aprovado o requerimento 571, de autoria do vereador Walter Hayashi (PSC), e adiado o projeto de lei 145/2014, de autoria da vereadora Dulce Rita (PSDB), por uma sessão.

Palavra(s)-chave(s): Coleta de lixo, São José dos Campos