Acessibilidade é tema de evento sediado pela Câmara de São José

Oficina é parceria entre governo estadual e Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Acessibilidade é tema de evento sediado pela Câmara de São José

Arquitetos que participaram da oficina de acessibilidade andaram pela Câmara de olhos vendados e com bengala (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

A Câmara de São José dos Campos sediou, nesta terça-feira (14), uma oficina sobre acessibilidade que reuniu arquitetos ligados ao setor público.  A realização do evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho do conselho, Silvana Cambiaghi, o intuito é promover acessibilidade em todo o Estado por meio da ação de arquitetos, que são os responsáveis por elaborar e aprovar projetos de prédios públicos e privados.

O workshop foi dividido em três fases: parte teórica, vivência prática e discussão de propostas para o setor. A vivência foi o momento em que arquitetos caminharam pelas dependências da Câmara com olhos vendados e bengala e ajuda de um colega.

“Muitos profissionais não sabem se aquilo que projetam ajuda ou prejudica a pessoa com deficiência. Essa vivência faz com que o arquiteto sinta na pele o que o deficiente sente no dia a dia”, disse Silvana, que é cadeirante.

O prédio da Câmara de São José possui elementos de acessibilidade, como elevador, rampas e piso podotátil.