Na primeira sessão ordinária, prefeito encaminha projeto de reforma administrativa

Projeto que prevê diminuição de secretarias e corte de despesas deverá ser votado nas próximas semanas

Mais de 40 vetos, propostos pelo Poder Executivo, foram incluídos na pauta e mantidos após votação (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

A Câmara Municipal voltou do recesso parlamentar com uma sessão marcada por debates sobre o projeto de reforma administrativa, apresentado pelo Executivo. A nova Mesa Diretora recebeu das mãos do prefeito Felicio Ramuth, o projeto que chegou à Casa com rito de urgência.

Os PL 21/2017 e PL 22/2017, que tratam da reforma, entraram na pauta e serão analisados pelos vereadores. Alguns parlamentares não abriram mão do prazo de emendas e o projeto não pôde ser votado na sessão desta quinta.

Estiveram presentes na sessão, além de Felicio, o vice-prefeito Ricardo Nakagawa e um grupo de secretários. Anderson Farias, secretário de Governança, fez uma explicação do projeto aos vereadores durante intervalo da sessão.

Segundo a prefeitura, o corte do número de secretarias – de 23 para 14 – deverá ter impacto positivo nas finanças do município. O objetivo é que com a redução haja economia de custos com pessoal, manutenção de prédios, água, luz, telefone, entre outros.

As 14 novas secretarias são: Apoio Jurídico; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Esporte e Qualidade de Vida; Gestão Administrativa e Finanças; Gestão Habitacional e Obras; Gabinete; Governança; Inovação e Desenvolvimento; Manutenção da Cidade; Mobilidade Urbana; Proteção ao Cidadão; Urbanismo e Sustentabilidade e Saúde.

Segundo o governo, com a reforma administrativa, será possível economizar aproximadamente 50 milhões durante os quatro anos de mandato com pessoal, energia e outros recursos.

Vetos

Mais de 40 vetos, propostos pelo Poder Executivo, foram incluídos na pauta e mantidos após votação. Todos eles podem ser conferidos através do link: https://goo.gl/F0aa5C

Cultura

A Comissão de Cultura da Câmara recebeu, logo após a sessão, um grupo formado por membros da cultura de São José dos Campos que ocupou a galeria do Plenário durante a sessão.

Entre as principais reivindicações do Fórum de Cultura de São José, está a definição da situação da Fundação Cultural e a elaboração de um projeto de governo valorizando a cultura local. A Comissão de Cultura na Câmara se comprometeu a encaminhar o caso para a prefeitura.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos