Cedeca recebe Medalha Cassiano Ricardo pelos 20 anos de atuação

Organização trabalha na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em São José dos Campos

Cedeca recebe Medalha Cassiano Ricardo pelos 20 anos de atuação

Gilson Aparecido dos Santos, presidente do Cedeca, recebeu a Medalha Cassiano Ricardo das mãos da vereadora Dra. Angela (Foto: Bruno Fraiha/CMSJC)

A Câmara homenageou nesta terça-feira (6) o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cedeca, com a Medalha Cassiano Ricardo. A iniciativa é de autoria da vereadora Dra. Angela (PT).

“Estamos homenageando os 20 anos de uma entidade que luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. São duas décadas de resistência e homenageamos aqui todos que fizeram parte dessa batalha; é uma luta de muita gente”, afirmou a vereadora na abertura da cerimônia.

Gilson Aparecido dos Santos, presidente do Cedeca, recebeu a Medalha Cassiano Ricardo das mãos da vereadora Dra. Angela (PT). “O Cedeca nasce da defesa de direitos e do controle das políticas públicas da criança e do adolescente. Temos o compromisso de fazer do Cedeca um centro de cidadania”, explicou Gilson.

O Cedeca é uma organização não-governamental, de assistência social, de controle, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, que atua em São José dos Campos desde 1992, quando, ainda enquanto um movimento pró direitos, abrigou o programa Liberdade Assistida. Em 1996, a organização se institucionalizou e foi formalmente constituída.

Dentre os inúmeros trabalhos do Cedeca, destacam-se atuações na defesa de adolescentes apreendidos na Fundação Casa (Centro de Apoio Socioeducativo) e no interesse de crianças e adolescentes em ações judiciais de guarda, adoção, tutela, entre outras. A organização também realiza um trabalho com crianças e jovens em situação de risco, preservando os vínculos com os seus familiares.

A entidade também recebe denúncias, propõe e controla políticas públicas, visando sensibilizar, informar e organizar a sociedade para a efetivação do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O Cedeca de alguma maneira faz parte da paisagem de São José dos Campos. Aceitamos essa homenagem e renovamos o nosso compromisso com a defesa de direitos na cidade”, concluiu Gilson Aparecido dos Santos.

Palavra(s)-chave(s): Homenagem, Medalha Cassiano Ricardo, Cedeca