Novo site do Legislativo é finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Em 2016, o portal do Legislativo foi totalmente remodelado e está mais moderno e funcional

Site da Câmara Municipal foi especialmente projetado para que todos possam navegar em seu conteúdo de maneira intuitiva (Foto: Bruno Fraiha/CMSJC)

O novo site da Câmara de São José dos Campos foi um dos cinco finalistas da quarta edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web “Todos@Web”.

O prêmio tem como objetivo reconhecer os portais que mais seguiram os padrões de acessibilidade e viabilizaram o acesso à informação por pessoas com deficiência.

O site concorreu na categoria “Projetos Web Governamentais”. O Portal Dataprev, do governo federal, foi o vencedor.

O Todos@Web é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto e do Comitê Gestor da Internet no Brasil e tem o apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil).

A quarta edição contou com a parceria da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da ABRADI (Associação Brasileira das Agências Digitais) e AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente).

O presidente da Câmara, Shakespeare Carvalho (PRB), ressaltou a importância do novo portal do Legislativo como ferramenta de interação entre a sociedade e o poder público: “O novo site da Câmara está em sintonia com as melhores e mais modernas práticas de gestão pública. Ele também reforça o nosso compromisso com uma gestão mais transparente e mais próxima da população”

Atalhos padronizados

O novo site da Câmara Municipal foi especialmente projetado para que todos possam navegar em seu conteúdo de maneira intuitiva. A arquitetura do site também foi concebida para que softwares de conversão de texto em áudio (utilizados por pessoas com deficiência visual) possam reconhecer mais facilmente o conteúdo do portal.

Na parte superior da página existe ainda uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste (para pessoas com visão reduzida).

Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.  Para saber mais sobre cada atalho, basta clicar no link: www.camarasjc.sp.gov.br/acessibilidade/