Notícias

Em reunião na Câmara, Comus discute números da Saúde de São José em 2016

Diretor da prefeitura admitiu atrasos de até 60 dias no pagamento de fornecedores


Em reunião na Câmara, Comus discute números da Saúde de São José em 2016

Reunião teve questionamentos em relação à fila no atendimento e atrasos no pagamento de prestadores (Foto: Bruno Fraiha/CMSJC)

Em reunião do Comus (Conselho Municipal de Saúde), realizada nesta quarta-feira (dia 25) na Câmara, o diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Luiz Antônio Lencioni Zanetti, admitiu atraso de até 60 dias no pagamento de fornecedores.

A declaração foi feita durante reunião de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2016, em resposta a questionamento de um dos membros do conselho.

De acordo com dados da prestação de contas, os gastos com terceirizados neste quadrimestre foram de mais de R$ 90 milhões -- quase metade destinados à SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que administra o Hospital Municipal.

Ao todo, R$ 166 milhões foram gastos nos quatros primeiros meses do ano, segundo a apresentação feita pela Secretaria de Saúde.

O secretário Paulo Roitberg participou da abertura da reunião. A vereadora Dra Angela (PT), relatora da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhou a prestação de contas.  

 

Questionamentos

Um dos conselheiros cobrou a implantação do sistema de gestão de fila para consultas médicas e exames.  Segundo o conselheiro Flávio Gottardo de Oliveira, hoje o paciente não consegue marcar consulta com clínico geral ou especialista e sai da UBS sem previsão de quando vai ser atendido. Dados da secretaria mostram que 56% das consultas são feitas pelas unidades de emergências e 25,6% no atendimento básico.

A prestação de contas também destacou as principais ações da Secretaria de Saúde nos primeiros meses do ano, como mutirões contra a dengue, abertura de licitações para a construção da 1ª fase do Hospital da Mulher e a ampliação da UPA do Novo Horizonte e a informatização dos registros de atendimento do SAMU.


Palavra(s)-chave(s): Saúde, Comus, prestação de contas