Novo GED completa hoje um mês de criação

Plataforma atende à Lei de Acesso à Informação que regulamenta a disponibilização e transparência dos órgãos da Administração Pública

Lançado no dia 16 de dezembro do ano passado, juntamente com o novo site da Câmara, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) completa um mês hoje. O sistema permite que o munícipe acesse pela Internet todos os projetos de lei, indicações e requerimentos.

Dividida em três categorias, a plataforma pode ser acessada na página inicial do site da Câmara de acordo com a necessidade e nível de afinidade do usuário. O GED atende à Lei de Acesso à Informação que regulamenta a disponibilização e transparência dos órgãos da Administração Pública. A plataforma permite um atendimento melhor aos munícipes, além de facilitar a organização e localização dos documentos. Dentro do GED também é possível encontrar explicações sobre os termos técnicos e caraterísticas dos projetos.

Categorias

Na categoria “Iniciante”, o usuário de internet menos experiente pode encontrar uma plataforma mais intuitiva para procurar projetos de lei e indicações. É possível pesquisar pelo nome do vereador autor ou até pelo assunto da propositura. O sistema também informa se o documento pesquisado está em tramitação, já foi aprovado ou arquivado.

A categoria “Intermediário” é voltada para quem já sabe o que procurar, já utilizou a plataforma anteriormente e costuma usar a internet com mais frequência. Nela, a busca por projetos é realizada através de uma ferramenta de pesquisa semelhante aos sites como Google, onde o usuário digita palavras-chave e o sistema lista os resultados.

Para quem possui informações mais específicas, como o Ano do Protocolo ou o Número do Processo, a categoria “Avançado” é a melhor opção. Aqui, o usuário encontra campos para inserção do número, ano, autor e o tipo do projeto.