Câmara tem nova ferramenta de pesquisa de projetos, leis e documentos. Acesse Processo Legislativo.

Notícias

Cidade poderá ter código de arborização

Projeto do vereador Walter Hayashi cria regras para plantio, poda e remoção de árvores


 Criar regras para o amplio, poda, transplante e supressão de árvores em áreas urbanas públicas e privadas. Esse é o objetivo do projeto de lei do vereador Walter Hayashi (PSB) que estabelece o Código de Arborização Urbana de São José dos Campos. 

A criação do código visa, segundo o autor da proposta, proteger a arborização da cidade e evitar o plantio de espécies inadequadas para áreas urbanas que acabam causando problemas à rede elétrica e danificam calçadas, patrimônios públicos e privados. “Ao escolher um exemplar adequado para o local de plantio, futuramente estaremos evitando prejuízos materiais e às pessoas, bem como ações de reparação de danos, tanto contra a Fazenda Pública Municipal, quanto para particulares”, argumenta o vereador na justificativa. 

O projeto institui o Plano Municipal de Arborização Urbana e Áreas Verdes (PMAAV) para o planejamento de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização e áreas verdes do município. 
 
As árvores contribuem para a qualidade de vida nos centros urbanos, melhorando as condições de temperatura e umidade do clima; a qualidade do ar; a redução da poluição sonora, e paisagem urbana. A previsão é que a Câmara vote o Código de Arborização Urbana após o dia 22 de abril, quanto termina o prazo de emendas.